QUÍMICA

A Química é a ciência capaz de tratar da matéria, das transformações ocorridas com as substâncias materiais e da energia envolvida nessas transformações. Mas essa, é apenas uma definição muito geral sobre uma ciência, sem dúvida, mais profunda.
É importante saber que os conhecimentos de química são aplicados nas mais variadas áreas, e estão em contato conosco a todo momento. A Química é muito vasta em seus conhecimentos, precisamos dela para explicar desde fenômenos ambientais e procedimentos industriais até as simples transformações das quais somos testemunhas em nossos lares, como cozinhar por exemplo.

sábado, 14 de julho de 2007

Álcool Combustível: Alternativa sustentável contra o aquecimento global?

O Brasil é o país mais avançado, do ponto de vista tecnológico, na produção e no uso do etanol como combustível, seguido pelos EUA e, em menor escala, pela Argentina, Quênia, Malawi e outros. A produção mundial de álcool aproxima-se dos 40 bilhões de litros, dos quais presume-se que até 25 bilhões de litros sejam utilizados para fins energéticos. O Brasil responde por 15 bilhões de litros deste total. O álcool é utilizado em mistura com gasolina no Brasil, EUA, UE, México, Índia, Argentina, Colômbia e, mais recentemente, no Japão. O uso exclusivo de álcool como combustível está concentrado no Brasil.

Mediante ao largo estudo executado em trabalho sobre a indústria sucroalcooleira, convém concluir que os incentivos ao aumento da produção de álcool combustível, da forma como está sendo executado o projeto, não são uma alternativa sustentável para melhoria de parâmetros ambientais, dentre eles a diminuição do aquecimento global. Além disso, trata-se de uma iniciativa que não leva em conta aspectos diretos e indiretos inerentes ao projeto, como: as condições sociais e de saúde dos trabalhadores envolvidos; as questões habitacionais para abrigar-se um grande contingente populacional deslocado para trabalhar nessas usinas, já que é visto que para o aumento da produção, será necessária a expansão das áreas de cultivo; não se levar em conta a preparação de uma malha viária para a viabilização de novas usinas e plantações; entre outros aspectos. Como visto, não é possível desvincular aspectos sociais de aspectos ambientais.

É bem verdade que o etanol combustível, se avaliado exclusivamente o seu uso sem considerar a sua produção, é bem menos poluidor que os combustíveis fósseis além de ser uma alternativa renovável. Porém, o que vem sido mostrado à população em geral, é somente isto, a ponta do iceberg, sem levantar todos os aspectos negativos por trás disso.

Incentivar esta produção, representará ao mesmo tempo; incentivar a contaminação de lençóis freáticos; incentivar o trabalho em condições sub-humanas sem fiscalização alguma; incentivar queimadas com liberação de gases estufa, gases tóxicos, gases causadores de chuva ácida, entre outros; incentivar doenças causadas pela fuligem liberada nessas queimas; incentivar problemas habitacionais com a migração de trabalhadores para regiões já saturadas de pessoas; esses e outros problemas são esperados, se os incentivos continuarem como estão sendo administrados.

No entanto os desenvolvimentistas, ou melhor, os ambiciosos de visão curta e pontual alegarão que esses incentivos irão gerar empregos, renda e que a queima do álcool combustível libera menos CO2. O que está correto, mas sem uma preocupação em relação aos parâmetros mencionados no parágrafo anterior.

As conseqüências dos parâmetros ocultados ampliarão o problema, a médio prazo, e o lucros se transformarão em dívidas.

As formas como estão sendo administrados os incentivos estão distorcidas, é necessária uma preocupação definida como desenvolvimento sustentável, a qual pode ser traduzida como: [...] um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e as mudanças institucionais se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender as necessidades de aspirações humanas. Conforme a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

É uma pena que isso é muita teoria para pouca prática, não só no Brasil, mas no mundo. Os donos do poder e grande parte da humanidade baseiam suas ações tão somente em dinheiro.

A conclusão que se tira disso é que não dá pra se resolver um problema ambiental, criando uma série de outros problemas sócio-ambientais; ou seja, tentar resolver problemas, criados pelo homem, às custas do meio ambiente. Sendo assim, o que se pode inferir sobre estes incentivos à indústria sucroalcooleira é que, mais uma vez, os órgãos de proteção ambiental e as leis neste sentido são ignorados em nome de objetivos meramente financeiros. (Francisco Cunha-Prof. Chico)

2 comentários:

Unknown disse...

- meeee e agora com tudo isso que foi escrito sobre o álcool combustivel, o que vou fazer? Tenho um Jurí de Quimica sobre esse assunto e eu sou do grupo que defende. Me ajude por favor? Tem que ter alguma coisa que seja a favor né? rsrsrs ;*

Unknown disse...

- sobre o comentário de cima se quiser entrar em contato agradeço . gabi_wutkiewicz@hotmail.com

obrigada! ;*